As armas da logística terceirizada para enfrentar a guerra da concorrência

Ganhando grande impulso durante a segunda grande guerra, a logística foi fundamental

Ganhando grande impulso durante a segunda grande guerra, a logística foi fundamental quando os destacamentos precisaram identificar os esquemas de transporte e armazenamento de armas e suprimentos nos campos de batalha. Sem o auxílio da logística, os campos de batalha seriam mais caóticos do que já eram e a guerra poderia ter demorado um pouco mais para acabar. Atualmente, o conceito de logística evoluiu muito e serve para que empresas possam participar, bem preparadas, da “guerra” travada diariamente contra seus concorrentes.

Conceitualmente, uma logística eficiente traz inúmeros benefícios que vão além do transporte de mercadorias do ponto A ao B - ainda mais quando é realizada de forma terceirizada:

“Não há dúvidas que a logística terceirizada é garantia de manutenção do ciclo de produtos de uma empresa, dentro de prazos estabelecidos. É uma engenharia complexa, que nas mãos de uma equipe especialista, fornece diversas armas para o planejamento, a execução e controles eficientes de qualquer operação, sem atrapalhar a atividade principal” explica Renato Pádua, Coordenador Comercial da CWBem

Quais são as “armas” que a terceirização da logística traz para os negócios?

Armazenagem - Ideal para administrar o espaço físico de armazéns e depósitos. O controle da armazenagem mantém estoques de forma otimizada e garante o dimensionamento correto da área: “Na terceirização de logística, é possível traçar um plano de gerenciamento deste fluxo, trazendo dados que ajudam na redução dos custos - além de evitar desperdícios e facilitar o acesso aos modais da empresa”.

Manuseio de materiais - A terceirização logística certifica a entrada da mercadoria até os locais determinados. “Quanto menos movimentação, melhor para evitar perda de tempo, possíveis acidentes e desgastes de embalagens”.

Embalagens adequadas - Saber qual a melhor forma de manter a integridade do produto, assim como criar uma inteligência em logística reversa, gera muita economia. ”Um bom projeto possibilita a movimentação sem acidentes, melhorando a ocupação do espaço e trazendo economia, principalmente com o reaproveitamento de embalagens”.

Fluxo - A terceirização profissional é responsável por fazer toda esta previsão, com um estudo personalizado para cada produto, sua distribuição, as entradas e as saídas: “O estudo envolve qualquer quantidade de mercadoria ou produtos, observando e respeitando a realidade de cada estoque.”

Fornecimento de Dados - Se informação é a chave do sucesso, a terceirização da logística traz informações assertivas para as tomadas de decisões: “Por estar diretamente presente em toda esta cadeia logística, os projetos terceirizados trazem dados vistos de quem está fora da empresa, ou seja, uma visão mais ampla do que está acontecendo no volume de vendas, de como está o estoque e as ações da concorrência. Qualquer estratégia precisa de informações e nada melhor do que saber exatamente o que está acontecendo.” completa Renato.